Eu sou o Osvaldo Júnior e à partir de agora te darei dicas valiosas para fidelizar mais seus clientes;
Nós que trabalhamos no segmento de alimentos e bebidas temos um dificuldade muito grande na hora de fidelizar e até mesmo identificar o que nosso cliente quer!
Pois bem, no atual cenário que vivemos realizar somente uma promoção não será estratégia para fidelizar nosso cliente, eu diria que essa estratégia seria complementar, mas vamos nas dicas valiosíssimas!
Primeira dica deveremos identificar o que somos bons? É posso te dizer que se você resolveu abrir um comercio de alimentos e bebidas, você deve saber muito bem fazer algum prato; agora te faço uma pergunta, será que esse prato não está perdido no meio de tantos outros no menu? Fui em Recife a uns anos para realizar uma consultoria e conversado com algumas pessoas eles só me diziam que eu precisava experimentar uma Omelete e que jamais tinha comido na minha vida, e olha que de fato não tinha igual, conversando com o Cozinheiro, ele me deixou surpreso com sua resposta, “Me foquei em fazer bem feito a omelete e dessa forma ganhei o título de Rei da Omelete”, mas o que quero dizer com isso, quanto mais simples for a sua estratégia melhor, porém ele deverá ser muito bem discriminado no seu menu;
segunda dica valiosa: Saber que o seu negócio foi feito para atender os seus clientes, acontece muito que os nossos gostos e nossas vontades acabam prevalecendo dentro do nosso negócio, o que quero dizer com isso, você precisa entender as vontades, gostos e partícularidades dos nossos clientes e isso será um diferencial, ouvidos atentos a sugestões construtivas. Vou te dar um exemplo real; em 2015 inauguramos um restaurante no centro de São Paulo, mesmo nosso salão ser relativamente grande não tínhamos espaço de circulação entre meses e Buffet, acredito que boa parte dos comerciantes dessa área enfrentar as mesmas coisas, um dia lavamos o salão é para ficar mais fácil acabamos juntando as mesas para facilitar na hora da secagem, enfim isso ja era 11:30, e quem é desse ramo sabe que esse horário é crítico, precisamos abrir as portas porque nossos clientes já estão chegando, não conseguimos separar as mesas a tempo e tivemos que abrir assim mesmo, no final do expediente a caixa veio até nós e disse que 4 clientes havia Amado a nova arrumação das mesas, até estranhamos, pensamos que só teria reclamação mais foi ao contrário, no segundo dia resolvemos deixar da mesma forma e mais clientes elogiaram, falando que dessa forma eles conseguem ter mais entrosamento e socialização com outras pessoas, olha que me surpreendeu muito, e hoje isso é um dos nossos diferenciais, mas o quero dizer sobre isso é: precisamos estar de ouvidos atentos e coração aberto para as novas sugestões e críticas dos nossos clientes, porque a vezes a solução dos nossos problemas pode ser ouvir nossos clientes;
Terceira e última: quantas vezes abrimos um cardápio e o mesmo é frio! É verdade, pense que antes de ingerir alguma coisa, primeiro imaginamos, vemos e comemos, tudo nessa ordem, temos uma enzima chamada amilase que libera um hormônio das papilas gustativas, pois bem, uma foto bonita não será só importante, imagine que estou escrevendo esse texto e você deve estar imaginando alguma comida que seu cérebro gosta muito, tenho certeza que sua salivação já esteja maior, isso é um processo fisiológico, agora quer ver aumentar isso? Imagine que eu fale assim: Filé Mignon a Parmegiana com Batatas Fritas! Deu vontade de comer? Talvez até sim, dessa forma impactamos pessoas que adoram Filé a Parmegiana, mas posso te garantir que não será muito os clientes impactados com isso, agora imagine comigo! Filé Mignon selecionado, empanado na farinha de trigo com tempero especial, frito no óleo de girassol com especiarias coberto de uma fatia servida de queijo e de acompanhamento batatinhas fritas sequinhas! Não sei vocês, mas eu sinceramente estou com a salivação muito maior agora, então o dizer do seu cardápio será um diferencial na hora da escolha de seu cliente!
Nos vemos em breve, forte abraço