Você sabia que pode estar perdendo dinheiro sem saber?
Eu sou o Osvaldo junior e vou te dar 5 dicas de como você pode ganhar mais dinheiro na gestão do seu negócio!
Pois bem, partindo de suposto que todo negócio em alimentos e bebidas tem suas variáveis que às vezes inviabilizam ou até mesmo consome todo nosso faturamento. Resolvi criar esse artigo com alguma dicas simples e aplicáveis para qualquer negócio em alimentos e bebidas;
Saber definir seus fornecedores de insumo de matéria prima é essencial. Quando temos um negócio o que não falta é vendedor na nossa porta, oferecendo os mais diversos produtos que possamos imaginar, não ter claro o que comprar será um dos nosso grandes problemas. Vou dar um exemplo: a uns dias atrás estava em um cliente fazendo um check list de gestão e me deparei com um Nota Fiscal de um produto recebido, e nessa nota, pude perceber claramente que o fornecedor estava aplicando preço de Varejo e não de atacado, fizemos uma matemática simples e descobrimos um acréscimo de quase 42% em relação aos mesmos produtos comprados em um grande atacado, a ideia aqui e realmente filtrar os fornecedores que valem a pena ter em nossa porta e o que infelizmente não vale, isso irá nos poupar de um grande estresse no fechamento das contas;
Estabelecer rotina de compra, ou seja, um dia especifico para fazer a cotação e outro dia para receber os produtos, pense que isso será fundamental para a prática da produção e preço, isso mesmo, nesta hora que você irá saber o que de fato irá precisar é para quais fornecedores irá pedir, lembrando que a melhor forma de fazermos esse controle é contando o que tem em estoque e cozinha, para evitar compras desnecessárias e falta de mercadoria. Quantas vezes o seu cozinheiro ou ajudante te pediu para ir no mercado comprar alguma coisa pois estava faltando? Pois bem como na primeira dica os valores de atacado e varejo, podem variar de até 42% no seu preço, então cuidado;
Infelizmente nos que trabalhamos nessa área ficamos tentados as famosas Promoções, aqueles produtos que se encontra nos atacado com preços super em conta, como a Coca cola lata por R$0,99centavos ou a Cerveja por R$1,19 fora outros que nem vou listar para não me estender. Será que realmente vale a pena? Vale, vale sim muito a pena, desde que você tenha a noção que esses produtos estão próximos a sua data de vencimento, chamamos de produtos Fifo e Fefo. Mas eu posso comercializar? Pode sim, porém a validade estará muito próxima, saber que esses produtos deveram ser vendidos primeiro para evitar qualquer problema com Surtos Alimentarem ou até mesmo fiscalização, por isso é de suma importância ter os processos bem estabelecido com sua equipe;
Não conferir os Produtos e valores recebidos em notas, quem nunca passou por aquele transtorno na hora que recebe o produto e o preço está diferente do que o vendedor tinha informado ? Principalmente agora que vivemos uma oscilação gigantesca de preços, conferir item a item, junto com o que foi pedido e com preço, irá te custar poucos minutos e vai te poupar um bom dinheiro, por isso precisamos ter uma política de recebimento bem clara, onde teremos pessoas responsáveis, até mesmo com uma planilha do que foi pedido e os preços aplicados naquele dia; já presenciei caso de mandarem carne com preço de 50% do valor acordado na negociação e sempre utilizam a justificativa da bonificação ou porque não tinha a mercadoria e para não deixarmos sem preferiram mandar essa.
A bonificação ajuda? Ajuda sim, mais precisa ter muita atenção nisso, pois geralmente o que eles usam como bonificação são produtos com baixa saída ou baixa compra, raciocínio lógico, se tem baixa saída, talvez você nunca comprou ou nem utilizou, dessa forma será mais um item parado no seu estoque;
E acho que essa é a mais valiosa. Saber o que produzir no momento certo de produzir! Mas como eu faço isso? isso é muito difícil, não sei porque você tem esse monte de receitas e não usa? Calma, quando falo ter em mente o que produzir me refiro em ter a estratégia definida do Cardápio, mais Osvaldo o cardápio pode variar conforme a sazonalidade, pode e vai, mas precisamos identificar os itens que mais sai no nosso Cardápio e consequentemente os que dão mais lucros e os que não sai! Vou te dar um exemplo: Acredito que você já tenha ido em algum McDonald’s, certo! pois bem, não sei se você já reparou mais eles tem um sanduíche que se chama McFish, um sanduíche com “Hambúrguer de peixe” agora a pergunta é quantas vezes você já provou esse sanduíche? Pouco provável que uma ou duas no máximo? Até porque ninguém vai ao McDonald’s atrás de um sanduíche de peixe né? (Com exceção em datas comemorativa) mais as vezes é isso que acontece dentro do nosso negócio, temos uma grande opção de itens, porém são poucos que tem uma saída relativamente interessante e lucrativa, por que não se forçar nessas preparação e alterar e substituir as próximas!
Espero ter contribuído um pouco mais na sua gestão de negócios, te vejo em breve em mais um conteúdo de Gestão em alimentação e bebidas, forte abraço!